12 de out. de 2012

Convite de Casamento Artesanal - Meu Casamento

Bem, como comentei pra você quanto contei como foi o meu casamento, eu quis que tudo fosse feito por mim com muito carinho e com a minha cara. Então comecei com os convites do casamento, afinal eles precisam estar prontos uns 3 meses antes do evento para dar tempo de entregar todos pessoalmente. Optei por fazer um convite de casamento bem artesanal, então coloquei a mão na massa.

Pesquisei bastante na internet - veja as dicas de como usar a internet para organizar seu casamento - pois o convite precisaria refletir o estilo da festa, então para podermos decidir como ele será, já precisamos ter ideia do que vamos querer. E depois de feito o convite, não temos como mudar muito.

Eu acho importante os convites terem a cara dos noivos. na real, acho importante a festa ter a cara dos noivos, e hoje em dia, com internet não tem mais porque não ser assim. Conseguimos referência para todo o tipo de casamento e festa.

Bem, vamos ao meu convite de casamento:

Convite de Casamento Reciclado
Convite de Casamento Reciclado
Minha inspiração foi esta:
Convite de Casamento Artesanal
Convite de Casamento Artesanal

No fim ficou bem diferente né? Mas eu gostei dos dois.
Ah, importante, existem infinitos convites de casamento e é difícil de escolher. Eu olhei infinitas fotos, salvei as que gostei e fui olhando e olhando de novo as inspirações. Daí sempre tem uns modelos que quando você olha de novo você vai gostando. E também você começa a salvar fotos bem parecidas, então já pode ter noção do que tem a sua cara.

Eu queria fazer um casamento meio reciclado e ecológico. Então fiz o envelope em papel semente que comprei pelo correio. Encontrei 2 fornecedores no brasil, um do Rio e outro de SP. Os preços eram bem parecidos, acabei escolhendo o que tinha o frete melhor.
Eu comprei do Papel Semente. Mas tem o Seed Paper também. Você tem que escolher a semente que vai ter no seu papel. Se quiser que tenha impressão no papel eles mesmo fazem. Eu optei por não imprimir no papel pois como comprei pela internet, não sabia como iria ficar. Então achei melhor simplificar. Depois recebi umas amostras e a impressão não fica muito boa, fica muito simplinha para casamento. Dá para tentar fazer serigrafia, mas é preciso fazer testes pois o papel absorve a tinta e borra.
Você também precisa escolher de que será a semente, não tem muitas opções e você tem que cuidar para pegar uma cuja época de plantio seja a mesma de quando quer entregar seus convites, pois as sementes ficam velhas também.

Eu escolhi pimenta biquinho, que é aquela pimenta que não arde. Achei que combinava, pois um casamento não é só flores, ele é cheio de desafios que representei com a pimenta.

Então comprei o papel semente em folhas A4 pela internet e cortei no meio formando uma folha A5.
Convite de casamento de papel semente
Convite de casamento de papel semente

Dobrei uma bordinha na ponta para dar acabamento e fiz os 2 furos para prender o convite.
Aí uma amiga me ajudou a fazer a arte do convite. Comprei um papel sulfite 180g com uns fiozinhos que fazem o papel parecer reciclado. É um papel bem comum nas livrarias, pois na minha cidade não tem muita variedade de papéis.

Aí imprimi na minha própria impressora na qualidade alta e ficou bem bom!!

Nesta foto dá para ver o convite. Usei o dizer: 
O Guilherme pediu e a Lígia Aceitou! 
Eles vão se casar na primavera e querem compartilhar este momento com as pessoas importantes para eles.

Coloquei o local, data e horário da cerimônia. 

Convite Casamento reciclado - parte de dentro
Convite Casamento reciclado - parte de dentro

Depois imprimi mais um papel com as instruções de como plantar o papel semente e um texto dizendo porque tínhamos escolhido o tal papel, a proposta do convite. Ficou bem bonito.
No verso coloquei o mapa de como chegar no lugar do meu casamento, como era afastado do centro, foi preciso um mapa. Fiz ele bem divertido, como se fosse um game. Ficou legal.
Mapa de como chegar no casamento

Além disso tinha a etiqueta com o nome das pessoas e uma tag com as infos sobre os presentes e confirmação de presenças.

Bem, todas as partes prontas partimos para a montagem. Precisávamos furar, cortar, colar e montar o convite. Ficou lindo, mas essa montagem foi bem trabalhosa. Como eu e meu noivo que fizemos, acabou ficando sem custo. Mas o trabalho valeu a pena, todo mundo adorou o convite!

 
Convite Casamento reciclado - Gato acompanhando a montagem
Convite Casamento reciclado - Gato acompanhando a montagem

Convite Casamento reciclado - Todas as partes prontas para começar a montar
Convite Casamento reciclado - Todas as partes prontas para começar a montar
Furamos e encaixamos as partezinhas e colocamos numa caixinha:
Convites de casamento artesanal montados
Convites de casamento artesanal montados
Eu iria fechar com buriti os convites. Mas no fim, quando fiz o teste não combinou. Aí experimentei com fita mimosa azul - a cor da nossa decoração - e ficou lindo.

Na ponta precisávamos de um fechamento especial e optei por um coração de origami, uma de minhas paixões.

Lá fomos nós fazer corações de origami, foram uns 400 corações de origami. Olha aí eles prontinhos. Detalhe nesta foto está só a metade, fizemos eles em duas etapas.

Corações de Origami
Corações de Origami
Depois disso foi cortar as fitas e queimar as pontinhas para não desfiar.

fitas mimosa
Aí enfiávamos as fitas unindo todas as peças e colávamos um coração de origami em cada ponta da fita, finalizando o convite.

Eu montando os convites já na parte final
 E finalmente eles prontos!
Convites de casamento prontos
Óh, já com as fitinhas :)
Convite de Casamento Reciclado
Convite de Casamento Reciclado
No fizemos a entrega dos convites e depois as pessoas nos mandaram as fotos de suas plantinhas:

Papel Semente Germinando
Papel Semente Germinando

Papel Semente Germinando
Papel Semente Germinando

Papel Semente Germinando
Papel Semente Germinando
 Tudo ficou bem legal. Todo mundo achou o convite lindo, e adoraram a ideia. Também foi delicioso ver os comentários das pessoas e as fotos das plantinhas nascendo.

Os meus papeis eu tentei plantar duas vezes, o primeiro não nasceu, o segundo deu uns brotinhos que estão crescendo aos poucos. Vamos ver se vão vingar!!!